quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Entrevista & Sorteio - Adriana (Portugal)

Qual livro está lendo no momento ? conte-nos um pouco sobre ele.
Um livro de contos do Eça de Queiroz. Morar em Portugal é ler livros estrangeiros ou de autores portugueses, porque é difícil encontrar de autores brasileiros por cá. O Eça é o equivalente ao Machado de Assis. São livros maravilhosos.

Qual leitura da infancia voce mais gostava ?
Lia tudo o que caía na minha mão, principalmente revistinhas da Turma da Mónica e Disney, mas também a colecção dos Cinco.


Qual é o livro de sua vida ? por que ?
São muitos, mas "Ensaio Sobre a Cegueira" do Saramago; e "A Sombra do Vento" do Carlos Ruiz Zafón, foram marcantes. O primeiro por ser uma história absolutamente cativante, que aborda as reacções dos seres humanos perante adversidades e a histeria colectiva que isso gera, levando-nos a instintos primitivos. O segundo porque é delicioso para quem ama ler. Eu também gostava de ser levada ao Cemitério dos Livros Esquecidos.


Qual o livro que leu e nao gostou ? por que ?
Dificilmente não gosto de livros. Mas, se antes consumia tudo o que me caía nas mãos, agora sou mais selectiva e aprendi que cada livro tem o seu momento. Por exemplo, quando nos casámos, o meu marido me deu um livro chamado "A Instrução dos Amantes", da Inês Pedrosa, e eu fiquei em choque porque não conseguia passar da página três. Larguei o livro e, dois anos depois, fui buscá-lo à estante. Nem preciso dizer que li o livro inteiro em dois dias e amei.

Recomende 3 livros.
Muuuuuito difícil, mas vou recomendar "Ensaio sobre a Cegueira" e "Memorial do Convento", do Saramago; e "A Sombra do Vento", do Carlos Ruiz Zafón. Mas, não deixem de ler "O Crime do Padre Amaro", do Eça de Queiroz, ou "O Anjo Pornográfico", do Ruy Castro (já esquecia deste, que é fantástico!).

2 comentários:

  1. Oiee, Lu! Seu bloguito de livros realmente tá bombando! Acho que isso, de certa forma, incentiva o pessoal a ler... pelo menos deixa quem dá uma olhada nas entrevistas com mais curiosidade em relação à leitura e à literatura.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacanas todas as entrevistas. Tenho gosto parecido com o da Adriana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ! :)