segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

História Real

In Cold Blood, de Truman Capote.

Em 15 de novembro de 1959, quatro membros de uma respeitada família da pequena cidade de Holcomb, a oeste do Kansas, foram assassinadas. Herb Clutter, o patriarca da família, tinha 48 anos e era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Bonnie Clutter, sua esposa, era três anos mais nova e sofria de "problemas psicológicos". O casal vivia com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatros foram amarrados e amordaçados (Herb também teve a garganta cortada); depois, foram mortos com tiros de espingarda. O crime abalou a até então pacata cidade de apenas 270 habitantes. A polícia passou a procurar incansavelmente os criminosos, que haviam levado da casa apenas um rádio da marca Zenith, um par de binóculos e 40 dólares. O livro descreve minuciosamente a reação dos moradores da cidade, a investigação policial e os passos dos criminosos durante a fuga, bem como a história pregressa dos mesmos. Poucos meses depois do crime, Richard Hickock e Perry Smith são presos pela chacina. Condenados à morte, em 14 de abril de 1965 eles são enforcados.





Truman Capote, o autor.

Truman Capote chegou a Holcomb um mês após o crime. Ele entrevistou familiares das vítimas e dos assassinos, recolheu documentos oficiais, leu cartas e diários, observou, assistiu ao enforcamento dos criminosos. O autor tornou-se bastante próximo de Perry Smith, com quem teria tido um relacionamento amoroso. Com as informações coletadas, o autor escreveu um "romance não-ficcional", considerado a primeira obra do New Journalism.
Em 25 de setembro de 1965, a revista The New Yorker publicou o primeiro dos quatro capítulos escritos por Capote sobre o assassinato da família Clutter. Batendo recordes de vendas da revista, em janeiro de 1966 o romance saiu em formato de livro.

Fiz totalmente o contrário. No final de semana passado eu assisti o filme de 4 horas que conta essa história real, esse brutal assassinato de 1959 que aconteceu no Kansas. O filme é dividido em duas partes de duas horas cada e conta detalhadamente como tudo foi planejado e como tudo aconteceu.Muito interessante, especialmente por ser uma história tão verídica que o povo de Holcomb- Kansas nunca se esqueceu. Agora estou doida para ler o livro. A casa da família está lá, intacta para visitação bem como seus respectivos túmulos no cemitério de Garden City , no Condado de Finney,Kansas.


Vou ver se encontro esse livro em Inglês, para ler realmente o original.Na Livraria Cultura certamente tem.


5 comentários:

  1. Também só vi o filme... adoro o ator.. que me fugiu o nome agora...

    www.porquehojeequarta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoroooo o Google... o nome do ator é Philip Seymour Hoffman... ganhado do Oscar de Melhor Ator pelo filme Capote.

    ResponderExcluir
  3. ahhhh então vc assitiu o filme chamado Capote, q fala sobre o autor.

    o filme que falo se chama In Cold Blood.

    Os dois falam sobre esse caso,realmente.

    ResponderExcluir
  4. Realmente estranhei, pois é dificil um filme hollywoodiano durar 4 horas.. rs

    ResponderExcluir
  5. o filme q assisti é uma mini série voltada para TV, que é dividida em 2 partes . É com o ator Eric Roberts. (irmao da Julia Roberts )

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ! :)