sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O preconceito com a capa...

Olha, eu tenho o maior preconceito com capa de livro...rsrs...e como isso influencia !!! acho que o encantamento com um livro começa-se muito antes de lê-lo, acredito que começa já com a capa. E se eu não gostar da capa, eu não tenho vontade de saber da história. É fato. A não ser que seja super recomendado por alguém....mas mesmo assim, fico meio "cabreira" com a capa...A estética do livro pra mim é algo que acho relevante ao escolher uma leitura.

Acho ridículo capas que tem fotos de pessoas nela....ou a foto do autor logo na frente.Nem compro. O pior são aquelas mulheres sensuais na capa, aí parece aqueles romances "mela cueca", sabe ??rsrs...Exemplos de capas feias :

E por falar em romances "mela cueca" , não tem como não lembrar de uma tia minha.Toda vez que vejo um livrinho desses eu me lembro dela. Claro,eu era criança e ela era adolescente e me lembro claramente que ela devorava esses romances, era a onda da época. Acho que esses romances eram o que são hoje essas trilogias de Vampiros. Acho que ela tinha todos. Se lembram deles ? olha aqui :
Esses livros Julia batem o record de capa brega. Mas acho que era moda na época...vai entender..:)

10 comentários:

  1. Lu Russa,

    Eu tinha um sério problema com a parte interna. Olhava as folhas e se a letra fosse pequena ou eu não gostasse da folha, simplesmente não lia. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bom Lu, espero que você não lembre de mim só por causa dos livros, que eu chamo de "livros de jornaleiro", que eu lia na minha adolescência e na verdade, era por que faltava grana para comprar outros tipos de livros!!
    Mas sim de tantos outros que já li e até comprei para você!
    Nem tudo que lemos pode ser considerado um clássico, mas há tantos clássicos realmente chatos que as pessoas só lêem para dizer que lerão, né?
    Um abraço,
    tia Cris

    ResponderExcluir
  3. Lu
    Voce tem razão. A capa diz tudo.
    Eu estou lendo, livros que estavm lá em casa num armario que ninguem abria. Era do vestibular de minha irmã Andrea Beira Mar de Pedro Nava. Já leu?
    Olhe que bela frase: aqueles a quem me outorguei serã? Meus amigos? Não importa: o importante não é ter amigos ou fazer amigos- é ser amigo
    Amanha é meu aniversário
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  4. Imagine Tia que vou me lembrar de vc por causa desses livros !!! eu tbém lembro da foto do Fábio Jr colada no guarda roupa...rsrsrs....to brincando.


    Mas eu me lembro na época era muito moda ler esses livros. Você fala do lance da grana e tal, mas eu me lembro que todas as adolescentes liam esses livros. Por isso até comparei o Julia com esses romances de vampiros ultimamente....a febre juvenil...

    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe é viciada em "romances" até hoje: júlia, sabrina, etc...
    Também vou muito pela capa do livro, não sei definir o que me atrai, tem vezes que bato o olho e detesto, noutras amo na hora. E como vc não gosto de fotos de pessoas na capa (principalmente mulheres sensuais).
    Beijos!
    Ah, tô amando o presente, estou lendo com calma, aproveitando.

    ResponderExcluir
  6. Acho horríveis essas capas com fotos de pessoas. Prefiro as mais discretas, com desenhos, objetos ou só o título.

    Essas da moda da época, Julia, eu lembro que a minha mãe levava para ler enquanto tomava sol.

    ResponderExcluir
  7. Tem um outro problema... Capas de livros que botam a imagem do filme!
    Um exemplo é "Querido John". A Savannah, personagem principal, é morena. No filme ela é loira. Comecei a ler o livro imaginando ela loira e depois descubro que é morena. Isso é irritante.

    ResponderExcluir
  8. muito irritante isso, Susi !!! tbém não gosto de comprar livros baseados em filmes ou que tem capas de filmes. O livro tem q ser o original !!!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Lu, minha mãe tem coleção desse livro Julia, ela também lia muito nos anos 80 e eu mesma já li alguns ! era muito moda !!!

    bjos, Fabi

    ResponderExcluir
  10. Só uma amargada é que não aprecia romances!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ! :)