domingo, 28 de setembro de 2008

Livros que li em 2008, até Setembro.

O Menino do Pijama Listrado eu ganhei de Natal de uma tia muito querida e definitivamente foi um dos melhores romances que li nos últimos meses. O livro narra a história de um garotinho alemáo que vive sua vida normal em plena segunda guerra mundial, tendo o pai como um dos generais mais importantes da guerra alema. O livro mostra principalmente a inocencia de uma crianca alema , vivendo sua infancia como se nada tivesse acontecendo ao seu redor, até se deparar com a realidade.


The 10 Best of Everything é no mínimo divertidíssimo, além de ser super informativo pra quem é viajante do mundo. O livro nos informa os 10 melhores de tudo no mundo !!! como por exemplo, as 10 melhores cafeterias do mundo, os 10 melheres lugares para fazer picnic no mundo, os 10 melhores lugares para tomar sorvete no mundo, os 10 melhores....tudo !!! muito legal MESMO. I livro só tem na versão em Inglês.


De Costas para o Mundo.....Mais um livro da jornalista norueguese Asne, mais um livro sobre conflitos entre países e mais um livro sobre países do leste Europeu que eu amo de paixão. Esse livro fala da ex - Iugoslávia, principalmente a Serbia, terra natal do ditador Milosevic. Mostra a vida dos serbios pós-guerra e também a opinião deles sobre tudo que vem acontecendo.


Eu Sou O Livreiro de Cabul.... Camila Brandão Lopes, minha querida aluna e fiel escudeira na onda de emprestar livros, acabou me emprestando esse. Estava curiosa em ver a versão do Livreiro de Cabul e valeu a pena, sim. O livro é curtíssimo, li em uma manha, esperando minhas aulas. O que achei foi que os motivos dele contra a escritora do Livreiro de Cabul foram muito fracos, não nos convenceu !!!! mas mesmo assim gostei de ter lido sim.

Minha Guerra Particular...Mais um livro que minha querida aluna de inglês Camila Brandão me emprestou. Acabei de ler essa semana, setembro 2008. A autora do livro conta sua história de vida como afeganistan, muçulmana morando nos Estados Unidos com a família e mesmo assim tendo que seguir as rígidas regras do Islã e Afeganistão. Achei uma história não muito original, já que parece que todas as mulheres educadas e cultas do Afeganistão decidiram virar escritoras e contar sempre a mesma coisa........mas mesmo assim foi um livro prazeroso de se ler. A melhor parte do livro é quando ela vai visitar sua terra natal, Afeganistão, pela primeira vez depois de muitos anos.


O Castelo de Vidro é um livro genial que relata a superação na vida dessa jornalista norte americana, que teve uma infância totalmente disfuncional, conturbada e tinha tudo para dar errado na vida. Com pais vivendo uma vida miserável e tendo exemplos horríveis em casa, ela supera todos esses obstáculos e se torna uma grande jornalista e autora do livro. Muito bom mesmo.


O Livreiro de Cabul.....ahhhhhhhhhhh ! SENSASIONAL !!!! um pouco sensacionalista ?? humm, admito que sim, mas sou suspeita para comentar sobre os livros da Jornalista Norueguesa Asne, pois amo tudo o que ela escreve, já que ADORO saber sobre outras culturas, principalmente em territórios de difíceis conflitos ou guerras. Quem conhece meu outro blog sabe que sou apaixonada pela cultura islâmica, por isso mais ainda gostei desse livro. AMEI.

1001 Events that Made America é um livro muito interessante que fica por perto em meu quarto para futuras consultas. Sim, o tipo de livro que sempre estou pesquisando e procurando algo interessante nele. Somente na versão em Inglês. Pra quem se interessa pela história mundial, nesse caso, a história da América, um livrinho muito bom.


A Menina que Roubava Livros....Me senti na obrigação de ler esse livro, já que estava rolando o maior frisson em todo o mundo, obviamente eu tinha que conferir !!! Me desculpem os fãs e adoradores do livro, mas eu simplesmente detestei a estória e o estilo do autor. Um livro que jamais vou reler, estou doando.

Ahhhh Tolstoi !!!!!!!!!! super clássico né...nem preciso comentar sobre Leon Tolstoi, esse livro na verdade eu reli esse ano pela décima vez, acredito eu...rs. Pra quem gosta de literatura russa e Tolstoi, uma boa pedida.


O Caçador de Pipas jamais poderia ficar de fora da minha lista tão adorada de livros muçulmanos não é ???!!! rs.. Pois então, obviamente eu quis ler esse livro pela mídia e todo frisson em volta dele e realmente eu conferi que o livro é MUITO BOM. Também gostei do filme, mas ainda prefiro o livro. Adorei saber sobre mais tradiçoes do Afeganistão, terra tão interessante.



Crianças de Grozni... Ahh esse livro é um tanto especial pra mim !!! afinal, fala da guerra da Rússia com a Tchetchênia, principalmente relatando a realidade pós-guerra da capital Grozni. Eu não gosto de guerra mas AMO estudá-las e morro de curiosidade sobre todas elas, especialmente aquelas que a Rússia se mete. E como eu morei tanto tempo na Rússia, no período mais crítico da guerra contra a Tchetchênia, eu tinha uma outra visão do que estava acontecendo, a visão do lado russo, é claro. Depois que li esse livro, muitas coisas ficaram mais claras para mim, e acredito que fiquei mais próximo da realidade do que estava realmente acontecendo naquele país.
Crianças de Grozni, fala sobre os conflitos da Rússia com a Tchetchênia, mas principalmente das crianças órfãs da guerra ! RECOMENDO !!!!


101 dias em Bagdá é dividido em três partes. Antes, Durante e Depois da Guerra dos USA contra o Iraque. O antes , durante e depois é retratado pela jornalista Norueguesa Asne Seirstard , que já esteve cobrindo guerras pelo mundo todo, aliás, tenho todos os livros dela e não perco nenhum relato dessa mulher, que consegue como ninguém viver tão intensamente a cultura de um povo em guerra. 101 dias em Bagdá é além de tudo um livro informativo, que nos diz na realidade como o povo iraquiano reagiu a invasão dos norte americanos.

Um comentário:

  1. Oi LuRussa. Meu nome e Rebeca, tudo bem?

    Deixa eu te perguntar uma coisa. Eu estou louca louca louca pra ler o livro "Eu sou o livreiro de Cabul"....mais eu moro nos EUA e por incrivel que pareça, nao se acha esse livro em lugar algum aqui :(

    Ja procurei em todooosss lugars que vc possa imaginar, inclusive na net.

    Minha pergunta e essa: como eu visito o brasil 1 vez por ano, queria saber onde se pode achar esse livro no Brasa. Temque pedir pela net ? ou vende livremente em lojas de livros? (Eu sou do Rio.....)....

    Vc pode me mandar um email : becca88222@msn.com

    ou pode mandar o reply nos comentarios memsmo

    thanksssssssssssssssssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ! :)