Ai meu Deus, que livro lindo estou lendo !!! bom, é uma história que sempre mexeu muito comigo, a qual já esteve bem perto de mim também. É sobre a invasão da União Soviética nos países bálticos - especificamente Lituânia. Pois bem, eu , como morei um tempão na Rùssia, sempre ouvi muitas histórias e também o porquê desse ódio que a Lituânia tem com os russos e com a Rússia até os dias de hoje. Para minha sorte, eu tive a oportunidade de passar um tempo na Lituânia, em casa de família Lituâna, e ouvi muitas e muitas histórias sobre essas pessoas serem levadas à força para trabalhos forçados em campos de concentração na Sibéria....sobre destruição de lares, sobre a luta do povo da Lituânia....tudo muito triste. A Lituânia foi o país báltico que mais lutou contra tudo isso, o que mais lutou para conseguir sua independência, que aconteceu em 1991, com muito sofrimento, com a queda da União Soviética.
Todas as pessoas da Lituânia que eu conheço, se recusam em falar russo, apesar de saberem falar o idioma fluentemente.
A história do livro começa em 1941, com Stalin no comando da União Soviética, e varrendo praticamente todos dos países bálticos e outros países do Leste Europeu.
É um livro para chorar. Estou quase acabando de ler.
Super recomendo !!! é triste, mas é história. Uma história que, por mais que tenha acontecido em uma outra década, eu fiquei um pouco próxima.
PS> San ! obrigada pela indicação.