sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estou lendo..."A Vida em Tons de Cinza"

Ai meu Deus, que livro lindo estou lendo !!! bom, é uma história que sempre mexeu muito comigo, a qual já esteve bem perto de mim também. É sobre a invasão da União Soviética nos países bálticos - especificamente Lituânia. Pois bem, eu , como morei um tempão na Rùssia, sempre ouvi muitas histórias e também o porquê desse ódio que a Lituânia tem com os russos e com a Rússia até os dias de hoje. Para minha sorte, eu tive a oportunidade de passar um tempo na Lituânia, em casa de família Lituâna, e ouvi muitas e muitas histórias sobre essas pessoas serem levadas à força para trabalhos forçados em campos de concentração na Sibéria....sobre destruição de lares, sobre a luta do povo da Lituânia....tudo muito triste. A Lituânia foi o país báltico que mais lutou contra tudo isso, o que mais lutou para conseguir sua independência, que aconteceu em 1991, com muito sofrimento, com a queda da União Soviética.

Todas as pessoas da Lituânia que eu conheço, se recusam em falar russo, apesar de saberem falar o idioma fluentemente.

A história do livro começa em 1941, com Stalin no comando da União Soviética, e varrendo praticamente todos dos países bálticos e outros países do Leste Europeu.

É um livro para chorar. Estou quase acabando de ler.
Super recomendo !!! é triste, mas é história. Uma história que, por mais que tenha acontecido em uma outra década, eu fiquei um pouco próxima.

PS> San ! obrigada pela indicação.

4 comentários:

  1. Deve ser lindo, já coloquei na lista dos que eu quero ler. Gosto de histórias reais.

    ResponderExcluir
  2. O livro chamou a minha atenção, mas a tua história de vida como moradora em outros países...ah, que experiência incrível! Adoraria!

    bj
    Dâmaris
    Village Beauté.

    ResponderExcluir
  3. Luciana, seu blog me ajuda a conhecer "novos" escritores e obras que eu provavlemente não teria acesso se não fosse por suas dicas!!!

    Fefa

    ResponderExcluir
  4. Luu... obrigada!!!

    EU vou ficar com vergonha, com certeza, mas se vc não se importa eu vou pedir algumas coisas emprestadas sim!!! Afinal o bolso não aguenta comprar tds os livros que a gente quer, não é?!

    Obrigada!!

    :o)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ! :)