segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sob o Céu de Cabul ---- >>>> The Best !!!

Gente , primeira vez que vou falar sobre o livro sem mesmo antes de terminá-lo ! É que é tão, mas tão bom !!! estou tentando o máximo a ler bem devagarinho, curtir bem devagar , pois adoro estórias de Cabul , estou adorando essa estória, e quero que esse livro dure para sempre !

Esse livro retrata o povo do Afeganistão, a cultura, as tradições na visão de um menino afegão, muito inteligente, de 10 anos de idade.  Ele é um amor ! povo sofrido, humilde, que lutou tantas guerras .... mas povo orgulhoso de serem afegãos, orgulhosos da sua pátria , povo lutador esse de Cabul !

O livro conta a estória de um Afeganistão pós Talibã, pós - guerra, mas mostra as consequências de toda essa violência que controlou o país por tanto tempo e ao mesmo tempo também mostra o medo de tudo isso voltar algum dia.  Só sei que mesmo antes de terminar de ler esse livro, eu já estou indicando ! como disse, não quero que acabe nunca e estou lendo bem devagar, para durar muito !

A estória inteira é sob a perspectiva de um garotinho afegão de 10 anos idade ( Fawad ) , como ele enxerga os problemas de seu país, como ele enxerga os estrangeiros que estão no Afeganistão e tudo o que está acontecendo por lá, num momento tão crítico . Eu me apaixonei por esse garotinho, agora toda vez que eu vejo um garotinho aqui nas ruas da minha cidade, eu me lembro de Fawad !

*** Ah, essa autora, que morou no Afeganistão, tem mais dois livros dela sobre o país, mas ainda não chegaram ao Brasil, estou doida para ler todos os livros dela sobre Cabul !


Descrição :

O Talibã se retirou das ruas de Cabul, mas as sombras de seu regime permaneceram. Fawad, um menino afegão esperto, charmoso e observador, conheceu a tragédia como ninguém: seu pai e irmão foram mortos e sua irmã foi seqüestrada. Sempre otimista, Fawad espera por uma vida melhor e seu sonho se realiza quando sua mãe, Mariya, consegue um emprego como governanta de Georgie, uma carismática mulher ocidental, e seus dois amigos estrangeiros. 

Viver com o trio traz uma série de novidades, algumas assombrosas – dentre elas, a relação de Georgie com o poderoso guerrilheiro afegão Haji Khan, que faz com que esse homem terrível seja capaz de realizar surpreendentes atos de bondade. Mas a vida, especialmente em Cabul, sempre tem seus perigos e a próxima calamidade que Fawad deverá enfrentar ameaça destruir a única coisa que ele jamais pensava que poderia perder: o amor por seu país.

Capas do livro em outros países :






domingo, 15 de novembro de 2015

Criança 44 - de livro para filme, imperdível !


Criança 44 foi um dos meus livros favoritos de todos os tempos, já falei muito dele aqui no blog. Livro de Tom Rob Smith, que retrata a Rússia de Stalin, com vários momentos históricos e com uma estória de serial killer, assassinatos de crianças. Eu adoro estórias com fundo histórico, e ainda mais sobre a Rússia de Stalin ou Lenin, acho demais e amo ler tudo o que for sobre esse assunto. Enfim, esse livro eu já tinha lido há muito tempo e só hoje vi o filme, que foi lançado em Maio desse ano.

Ahhh ! não se esqueçam que Criança 44 é uma trilogia com o mesmo personagem Leo Demidov (meu herói russo ) e são três livros : Criança 44, Agente 6 e O Discurso Secreto. Agora que vi o filme do Criança 44 , quero ler os outros dois livros da trilogia, comprando hoje !


SIMPLESMENTE AMEI ! o herói do livro , Leo Demidov, é exatamente como eu imaginava ! realmente é um dos meus personagens favoritos de todos os livros que li. No filme ele é lindamente interpretado pelo gatíssimo Tom Hardy.


Gente, sem palavras !!! filme fantástico !!! não tenho nem mais o que falar. Eu só tenho uma ressalva bem importante, leiam o livro primeiro, acho super importante !  
Recomendadíssimo !

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A Abadia de Northanger - Jane Austen

Como eu citei no post abaixo, eu ganhei um box da escritora Jane Austen com quatros livros, dos quais dois eu já havia lido. Portanto, comecei com A Abadia de Northanger, um livro dessa escritora que nunca tinha ouvido falar. Quando coloquei a foto do livro no meu instagram , eu recebi alguns comentários dizendo que não tinham gostado desse livro, que adoravam todos os livros de Jane Austen, menos esse. rs... Mas eu gostei ! claro, o mesmo estilo dos outros romances de Jane Austen, mas um pouco mais leve e engraçado, sem muitas preocupações ou lamentações, uma estória com muito menos problemas que em outros livros dela. A leitura foi muito divertida, a personagem principal é bastante divertida e ingênua, na flor da idade, disponível na sociedade inglesa, obviamente à procura de um marido. Leitura leve, divertida !


Escrito ainda na juventude de Jane Austen e publicado postumamente, em 1818, 'A Abadia de Northanger' é, sem dúvida, um dos romances mais elaborados da época – uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira sutil, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a tranquila e, por vezes, tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe. Jane Austen faz um eloquente contraste entre realidade e imaginação, entre uma vida pacata e as situações sinistras e excitantes que os personagens de um romance podem viver.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Jane Austen

Esse ano no meu aniversário eu ganhei esse box lindo da minha aluna Fernanda, um box lindo da escritora clássica Jane Austen que eu particularmente adoro ! Dois livros desse box eu já havia lido, e hoje comecei a ler A Abadia de Northanger. Estou gostando muito ! adoro o estilo de Jane Austen e principalmente que ela cita lugares por onde eu já passei na Inglaterra. Adoro ler livro onde lugares que conheço são citados.


Os livros que vieram nesse box são :

- Persuasão 
- Razão e Sentimento 
- A Abadia de Northanger
- Orgulho e Preconceito

Eu sou Malala

Já fazia um tempão que estava querendo ler esse livro, a história de Malala, a menina paquistanesa que lutou contra o regime Talibã do seu país e acabou ganhando o Prêmio Nobel da Paz. Vi que também saiu um filme documentário sobre a vida de Malala pela BBC de Londres e agora tenho mais vontade ainda de ver. O nome do documentário é : "He named me Malala" .



Como eu adoro ler livros históricos ! E uma história tão recente como essa, fica ainda mais especial e muito atual nos dias de hoje, são fatos que infelizmente ainda acontecem em vários países árabes. Eu adoro o Oriente Médio, quem lê meu blog sobre viagens sabe o quanto eu adoro a cultura árabe, o povo, as tradições, a religião islâmica, tudo que se refere ao mundo árabe, inclusive tenho grandes amigos nativos desses lugares. Sou apaixonada, me acanta !

Sempre gostei de ler livros onde relatam acontecimentos ou romances com fundo histórico árabe ou muçulmano e não seria diferente com o livro Eu Sou Malala. Paquistão e Afeganistão sempre foram meus países de curiosidade nível master ! sempre leio sobre eles, sobre a história, sempre ficou muito atenta às notícias desses países e gosto mesmo de saber de tudo o que acontece nessa região. Claro que acompanhei o caso de Malala desde quando ela foi baleada quando lutava pelo direito das meninas poderem ir para escola, direito esse proibido pelo Talibã , que tomava o controle daquela parte do Oriente Médio. Sempre vi suas entrevistas, lia artigos sobre Malala e tudo mais, mas somente agora estou lendo a sua história de ponta a ponta.

Não preciso nem dizer que amei , né ? emocionante ao ponto de eu grifar as passagens que mais gostei com marcador fluorescente. Tenho certeza que será um daqueles livros de cabeceira que por hora ou outro, retomarei a leitura, relendo as passagens que marquei.

Recomendo demais ! principalmente àquelas pessoas que não sabem direito o que aconteceu e o que ainda acontece nessa parte do mundo. Amo amo amo ! A história do Talibã, 11 de Setembro e outros fatos relacionados me marcaram muito na vida --- primeiro que sempre me interessei por esses assuntos, e segundo que quando tudo estava acontecendo, eu morava na Rússia e as notícias por lá sempre eram as piores, e o fato de eu estar longe de casa perante a uma guerra eminente, tudo significou muito em minha vida e eu fiquei um bom tempo com muito medo do que poderia vir. E como Malala diz no livro, não são todos os árabes ou muçulmanos que são assim como esses monstros fundamentalistas ! os árabes são pessoas como a gente, querem paz, querem passear, querem estudar, frequentar faculdades, viajar.... esses grupos terroristas são a minoria. O povo árabe é um povo família, um povo maravilhoso, e eu falo com propriedade . Eu sei quem eles são verdadeiramente.

Com livros históricos, eu faço minha leitura com o celular em mãos. Por que qualquer nome de pessoa ou nome de lugar, eu corro para o Google para ver a cara da pessoa ou a cara do lugar citado no livro. Adoro ! 

( li o livro em 1 dia .... )
Descrição :

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente.


Para quem entende bem o Inglês, recomendo esse documentário que a NY Times fez com Malala quando ela ainda morava no Paquistão e era uma criança, lutando pelo direito de ir à escola.. :




domingo, 1 de novembro de 2015

Feriado na companhia de Malala


Decididamente meu tipo de livro , meus tópicos favoritos : conflitos no Oriente Médio, Islamismo, Talibã, Direito das mulheres, história mundial. Amo. Amanhã tem resenha no blog. 


Gelo Negro - Becca Fitzpatrick

Esse livro me prendeu tanto, que nessa tarde de Sábado eu li quase 150 páginas. Obviamente fui dormir lendo o livro, sonhei com a estória e já terminei hoje de manhã. Simplesmente não consegui parar de ler. É o tipo de livro que gosto, dinâmico, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, sequência de eventos sem parar, suspense, surpresas e muita emoção ao longo dele. Tenho horror a livros que enchem linguiça descrevendo a porta de uma casa por 5 páginas seguidas....isso acontece muito, e sei bem diferenciar quando o autor quer deixar o livro maior, somente nos enrolando. Bom, essa estória não é assim, você não fica entediado em nenhum momento. Super recomendo, suspense, acontecimentos diversos, crimes e assassinatos, aventura, muita neve e gelo, problemas familiares, um pouco de romance, e um final surpreendente ! Recomendo demais ! ( já procurei no Google onde a estória toda se passa, nas cordilheiras de Teton, em Wyoming, fiquei maravilhada com as fotos, lugar lindo ! )


Descrição :

Às vezes, correr riscos é inevitável. Britt Pfeiffer passou meses se preparando para uma trilha na Cordilheira Teton, um lugar cheio de mistérios. Antes mesmo de chegar à cabana nas montanhas, ela e a melhor amiga, Korbie, enfrentam uma nevasca avassaladora e são obrigadas a abandonar o carro e procurar ajuda. As duas acabam sendo acolhidas por dois homens atraentes e imaginam que estão em segurança.
Os homens, porém, são criminosos foragidos e as fazem reféns. Para sobreviver, Britt precisará enfrentar o frio e a neve para guiar os sequestradores para fora das montanhas. Durante a arriscada jornada em meio à natureza selvagem, um homem se mostra mais um aliado do que um inimigo, e Britt acaba se deixando envolver. Será que ela pode confiar nele? Sua vida dependerá dessa resposta.