domingo, 26 de setembro de 2010
Meu nome é Salma -Fadia Faqir
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Entrevista & Sorteio - Cristina
Qual livro está lendo no momento? Conte-nos um pouco sobre ele.
"Mil dias em Veneza" de Marlena de Blasi, é uma estória verídica, uma estória de amor entre uma chef de cozinha, que não fala italiano e um veneziano que não fala inglês. São duas pessoas completamente diferentes que se conhecem, se gostam e se casam em poucos meses. Ela, uma pessoa entusiasmada com a vida, que aprendeu a dar a volta por cima nos momentos difíceis. Ele, um italiano reprimido que deixou de sonhar e encontra nela uma nova chance para viver profundamente. Estou na parte em que ela deixa tudo nos Estados Unidos e vai morar em Veneza, um salto no escuro. Achei interessante uma parte em que ele diz: "Estou cansado de esperar. Agora sei o que significa desperdiçar meu tempo. A vida é conto, contabilidade. É uma quantidade desconhecida de dias preciosos que uma pessoa só tem permissão de sacar um por vez. Não se aceitam depósitos.Usei muitos dos meus dias para dormir. É bastante comum uma pessoa simplismente encontrar um lugar seguro para esperar tudo passar. Eu fui preguiçoso. A vida passou e eu fui levando, sempre due passi indietro, sempre dois passos atrás. Então agora chega de esperar."
Qual leitura da infância você mais gostava?
Sempre li muito, comecei com gibis Pato Donald, Tio Patinhas, Monica, todos comprados aos domingos quando ia na feira com meu pai. Depois, fui frequentadora assídua da biblioteca da minha escola "Barão de Suruí", amava aquele ambiente, antigo, com prateleiras imensas, onde a bibliotecária tinha que subir em escadas altíssimas pra pegar os livros. Monteiro Lobato foi a minha perdição, li tudo e amava e odiava a Emília com a mesma intensidade. Nessa época, comecei a comprar livros, havia um encarte, nem lembro mais o nome, onde a gente comprava, pagava e recebia pelo correio. Comecei a fazer um intercâmbio com uma grande amiga minha, Jacqueline, como não tínhamos dinheiro, juntas conseguíamos comprar mais livros e um deles foi uma série chamada "Vivi Pimenta". Fascinante essa troca, tenho esses livros até hoje, guardados como um tesouro.
Qual é o livro de sua vida? Por que?
Nossa, foram tantos! Acho que cada época é marcada por um livro, minha vida é feita de livros. Quando fiz 12 anos, ganhei da minha mãe um livro, que eu gosto até hoje, o título é "As meninas" de Louisa May Alcott, mas que aparece em outra edições como "As mulherzinhas". É um livro doce, que fala de família, amor fraternal, descobertas na adolescência, perdas, que ao mesmo tempo é alegre e simples, mas também complexo e triste, pois relações humanas são assim mesmo. Talvez, por causa desse goste até hoje de livros que falem de família, que atravessem gerações, que nos tragam a realidade da convivência, sem clichês.
Qual o livro que leu e não gostou? Por que?
"A sombra do vento", não consegui terminar, os livros devem nos encantar, desde a capa até o conteúdo, e esse não dava liga, mas acho que devo tentar novamente, pois às vezes, nós é que não estamos em um bom momento para ler aquele livro.
Recomende 3 livros.
Livros são muito pessoais, mas na maioria das vezes tenho acertado nos meus presentes envolvendo livros, então, vamos lá:
"Trilogia da Gratidão" - Nora Roberts
"Desculpe se te chamo de amor" - Federico Moccia
"Jardim de Ossos" - Teri Gerritsen
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Entrevista & Sorteio - Lana
Qual livro está lendo no momento ? Conte-nos um pouco sobre ele.
Estou lendo um de história ela fala sobre a história da América Latina, desde seu nascimento,sua exploração.Para entender o “PQ” de sermos ainda tão atrasado só mesmo indo nas raízes do problema....o livro é “ As veias abertas da América Latina”-Eduardo Galeano, e foi super difícil de achá-lo,comprei em um sebo aqui em São Paulo
Qual leitura da infância você mais gostava?
Infelizmente, na infância não lia muito, alias ler um exercício que aprender no dia a dia.Mas quero melhorar meus hábitos de leitura”evoluir sempre”, ma quando lia na infância eram sempre os gibis
Qual é o livro de sua vida ? por que ?
Putz....eu ainda não li o livro da minha vida ...rsr ,mais um que marcou muito foi o
“ O amor nos tempos do cólera”-Gabriel Garcia Marquez
Qual o livro que leu e nao gostou? por que ?
Foi uma do Paulo Coelho,”As Valquírias” .Muito ruim mesmo.
Recomende 3 livros.
Difícil,viu , Lu..vou tentar..rs
Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva
A coroa de orquídeas-Nelson Rodrigues
A metamorfose - Franz Kafka
sábado, 11 de setembro de 2010
Outro presentinho querido
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Presentinho adiantado de aniversário !!!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Entrevista & Sorteio - Juliana Lima
Qual livro está lendo no momento? Conte-nos um pouco sobre ele.
"A cidade do sol", de Khaled Hosseini.
Estou nas primeiras páginas e acho a história meio complexa para se resumir.
Sei que o livro conta a história de duas meninas com realidades bem diferentes, uma (Miriam) foi criada por sua mãe e praticamente abandonada por seu pai, sendo considerada uma bastarda e a outra (Laila) que tinha pais que cuidavam muito bem dela e que tinha a oportunidade de estudar. Logo, o destino tratou de cruzar a história das duas.
A história parece incrível.
Qual leitura da infância você mais gostava?
Eu não me recordo muito bem. Mas o primeiro livro que me vem à cabeça é "Predadores da inocência", de Giselda Laporta.
Qual é o livro de sua vida? Por que ?
Pode parecer meio clichê, mas o livro da minha vida é a Bíblia. A Bíblia é genial, ela conta histórias, me faz refletir e sempre encontro respostas.
Os outros livros me dão muita sabedoria e experiência, mas a bíblia me dá motivos para viver.
Qual o livro que leu e não gostou? Por que ?
"Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei", de Paulo Coelho.
A história no começo parece emocionante. Depois, bate o tédio, o livro começa a ficar chato e sem sentido.
Recomende 3 livros.
A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini
Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Entrevista & Sorteio - Juliana
Olá luciana, td bem?
Queria pariticpar do sorteio dos livros, achei super legal! Mas, não consigo responder suas perguntas, já faz tempo que decidi que preciso começar a ler, mas até agora não fui comprar um livro, minha irmã tem vários espíritas eu ia empestar algum dela, mas tbm ainda mão fui, eu só li um livro na minha vida, rs, tirando, os que eu li na faculdade, que era da agatha christie "a lenda dos dez negrinhos" rs... q péssimo né. Bom se der eu adoraria paricipar, mas senão fica p próxima e até lá quem sabe eu já consegui ler algum..
bjão!
sábado, 4 de setembro de 2010
Entrevista & Sorteio - Flávia
Qual livro está lendo no momento ? conte-nos um pouco sobre ele.
Acabo de ler "O Símbolo Secreto" de Dan Brown, adoro o estilo e sou fã do autor. E o tipo de livro que devoro, em dois dias leio-o praticamente todo. A história está ambientada nos E.U.A. - Washington, o autor descreve maravilhosamente os prédios e monumentos da cidade, nos faz viajar; tudo gira em torno da "mitologia" maçônica e sua lenda principal.
Qual leitura da infância você mais gostava ?
Quando criança não tinha televisão em casa, cresci cercada de livros. Meu primeiro contato foi com histórias em quadrinhos. Meu pai tinha uma coleção das histórias do Asterix e Obelix que eu lia e relia sempre morrendo de rir das trapalhadas. Recordo-me com muito carinho dos livros da "Coleção Vaga-Lume" - li quase todos, comecei porque eram indicados pela escola, depois continuei comprando por gostar do estilo. Ao entrar na adolescência me apaixonei por Sidney Sheldon, aos 15 anos já tinha lido todos seus livros.
Qual é o livro de sua vida ? por que ?
Ainda não o encontrei.
Qual o livro que leu e não gostou ? por que ?
"Meu nome é Salma" de Fadia Fagir. Foi o primeiro livro que abandonei pelo caminho. A história é excelente, mas a forma como foi escrita a tornou muito confusa. Pareceu-me que a pessoa tem várias personalidades e cada hora a história fala a respeito de uma delas, mas o leitor que tem que identificar isso. Ainda tenho vontade de voltar a lê-lo e ir até o fim...
Recomende 3 livros.
O Banqueiro dos Pobres - Muhammad Yunus
O Guardião de Memórias - Kim Eduards
Mundo Sem Fim - Ken Follet
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Entrevista & Sorteio - Luize
Qual livro está lendo no momento ? conte-nos um pouco sobre ele.
Comecei a ler há uns dois meses “Crime e Castigo”, de Dostoiévski, li poucas páginas e parei, por isso não tenho muito o que contar. Assim que der, eu retomo essa leitura. Hoje, em função da pós-graduação (em acupuntura), estou lendo apenas livros técnicos sobre Medicina Tradicional Chinesa.
Qual leitura da infancia voce mais gostava ?
Julio Verne. Na realidade, comecei a ler esses livros na minha pré-adolescência. Iniciei com “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, e prossegui com “A Ilha Misteriosa”, “Viagem ao Centro da Terra” e “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Outro livro que também marcou essa fase foi “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe, o único livro que li duas vezes.
Ah, da minha infância mesmo, eu lembro do livro “A Limpeza de Teresa”, de Sylvia Orthof (claro que eu não sabia a autora, acabei de googlar...rs). Lembro que eu peguei ele emprestado várias vezes na biblioteca da escola... achava o máximo a ilustração da Teresa limpando o avião (pelo lado de fora...rsrs) na sua viagem para a Itália. Os gibis do Chico Bento também marcaram minha infância. Nossa, que nostalgia...rsrs.
Qual é o livro de sua vida ? por que ?
Até o momento, acho que é o livro “Os Catadores de Concha”, de Rosamunde Pilcher. Já fazem uns 5 anos que eu li, recordo apenas alguns trechos, mas lembro que foi uma leitura que me marcou. É um estilo “vida real”, aborda o período da Segunda Guerra (se não me engano), a vida de uma mulher, suas relações, encontros e desencontros. Recomendo.
Qual o livro que leu e nao gostou ? por que ?
“A Metamorfose”, de Franz Kafka. Apesar de ser um clássico, definitivamente não faz o meu estilo. Gosto de histórias reais, mesmo que não sejam contemporâneas. Essa história do cara se transformar num inseto gigante de uma hora para outra é muito nonsense pra mim.
Recomende 3 livros.
Os Catadores de Conchas (Rosamunde Pilcher).
O Tempo e o Vento (Érico Veríssimo) – é uma trilogia que conta muito sobre a história do meu estado (Rio Grande do Sul). Não li tudo ainda, mas não tenho dúvidas em recomendar.
Espaço-tempo e Além (Bob Toben e Alan Wolf) – física quântica para “gente como a gente”. Teorias doidas, mas que abrem a mente.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Continuem participando do sorteio !!!
Entrevista & Sorteio - Larissa
Qual livro está lendo no momento ? conte-nos um pouco sobre ele.
No momento, estou lendo Carta a D. – História de um amor (André Gorz) e Fomos longe demais (Suzanne Brockmann).
Carta a D. é apaixonante desde o primeiro parágrafo. É uma carta de amor escrita aos mais de oitenta anos de vida por André Gorz para sua mulher Dorine. Eu estou tão encantada com o livro que já reli as primeiras páginas umas duas vezes com pena de termina-lo, já que é um livro de apenas 75 páginas de muito amor durante uma vida toda.
Fomos longe demais é um romance policial, repleto de tramas, ação, paixão, lágrimas e suspense, heróis poderosos, heroínas inesquecíveis. Ainda não terminei, mas até agora esta muito bom!
Qual leitura da infância você mais gostava ?
Eu gostava da série "A Inspetora". A protagonista da série se chama Eloísa e mora numa fazenda com os pais, a prima Malu, a empregada Bortolina e José Luís, o filho do caseiro. As quatro crianças, sempre prontas para novas aventuras, têm um clube: a Patota da Coruja de Papelão, sempre pronta a resolver os mistérios que aparecem na pequena cidade.
Qual é o livro de sua vida ? por que ?
"Os Miseráveis."Adoro Victor Hugo, a história é espetacular tanto o tema principal como as tramas secundárias. O que me chama sempre muita atenção é o valor moral dos personagens, principalmente de Jean Valjean e Javert, este ultimo apesar dos princípios sólidos de correção não escapa de julgar precipitadamente o próximo que por fim salva sua vida. Poderia falar muito do que me agrada em "Os Miseráveis", mas, leiam, leiam, leiam a obra. Não só ler a obra, vejam o filme. Existem algumas versões muito boas. Apreciem o musical, as músicas são excepcionais e a história muito bem contada.
Qual o livro que leu e não gostou ? por que ?
"Elite da tropa". O livro parecia contar casos sobre a tropa de elite misturado com denúncia. Não gostei.
Recomende 3 livros.
Carta a D. – História de um amor (André Gorz)
Os Miseráveis (Victor Hugo)
Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa)